ZêzereArts Programa Coral 2020

Convento de Cristo - Tomar  - Portugal

ZêzereArts - Pandemia Covid-19 - Declaração

Sabemos que se estarão a interrogar sobre a viabilidade dos próximos eventos do Festival ZEZEREARTS, tendo em conta a pandemia do COVID-19. Estamos a monitorizar a situação e a preparar possíveis planos de contingência. Contudo, mantemos a esperança de o nosso festival possa realizar-se nas datas previstas, em Julho. No caso de sermos forçados a alterar os nossos planos, algo que deveremos provavelmente vir a saber no final do mês de Abril, comunicá-lo-emos com a maior brevidade possível.

ZêzereArts Programa Coral 2020

Estão abertas as candidaturas do Festival ZêzereArts para cantores solistas, coralistas individuais e coros que desejem juntar-se ao Programa Coral do Festival 2020, uma excelente oportunidade de atuar nos vários monumentos históricos da deslumbrante região do Médio-Tejo de Portugal.

Coro do Festival ZêzereArts – 11-19 julho de 2020

Os ensaios terão início no Sábado, dia 11 de julho e culminarão em performances de um programa coral sinfónico nos dias 17 e 18 de julho, momento em que se juntarão ao Ensemble Vocal do ZêzereArts e à Orquestra do Festival ZêzereArts.

O 10º aniversário do Programa Coral do Festival ZêzereArts 2020 incluirá um concerto a meio da semana no qual participará o Coro do Festival, coros convidados e o Ensemble Vocal do ZêzereArts.

Para celebrarmos os nossos 10 anos de existência, juntar-nos-emos às celebrações mundiais dos 250 anos do nascimento de Beethoven. O programa coral sinfónico incluirá uma obra menos conhecida de Beethoven, Elegischer Gesang, op. 118, e será combinada com uma Missa em latim do compositor português Domingos Bomtempo, obra composta no final da sua vida. Ainda entre estas duas obras, apresentaremos uma nova peça, Paixão, composta por César Viana, compositor residente do ZêzereArts.

“Paixão é uma obra para coro e orquestra de câmara baseada em textos litúrgicos, em latim (liturgias de São José e Santo Isidro), melodias que aludem à Paixão na cultura popular (canções tradicionais que eram cantadas durante a Semana Santa na região das Beiras, Idanha), à música clássica (canto gregoriano) e às canções de trabalho do povo português. A dramaturgia desta Paixão nasce de contrastes, mas também das semelhanças existentes entre estas fontes.” – César Viana sobre a sua obra.

O coro do festival apresentará, ainda, a Missa em Sol M, de Carlos Seixas. Para além disto, contaremos também com performances dos coros convidados em 2020 e do Ensemble Vocal de Câmara ZezereArts.

Este ano, o programa coral terá uma novidade: “Catch Ensembles” – para aqueles que gostam de cantar em grupos mais pequenos, e ainda um workshop diário de cantochão.

Os locais onde as performances irão ocorrer são património mundial da UNESCO - o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha – e outros conjuntos patrimoniais de grande relevo, como a Igreja de Dornes, o Castelo de Almourol ou a Capela de Santa Iria, em Tomar.

Capelas Imperfeitas - Batalha Monastery - Portugal

Candidata-te já!

Por favor contacta-nos aqui para te candidatares, expressares o teu interesse ou fazer alguma pergunta. Quando o fizeres, por favor diz-nos qual a tua experiência coral.

O Festival Zêzere Arts oferece uma atmosfera extraordinária para umas férias corais. Perfeito para relaxar e para trabalhar de forma focada. Se cantar, a história, a arquitetura e a boa comida são “a tua praia”, então isto é para ti!