Eliot Lawson

Eliot Lawson - ViolinistaEliot Lawson é de nacionalidade luso-americana, nasceu no ano de 1978 em Bruxelas. Iniciou os seus estudos de violino em 1985 na Academia de Música em Antuérpia com o D. Mijajev. Em 1989 foi selecionado por Sir Yehudi Menuhin para estudar na sua escola em Londres, mas ele prosseguiu os seus estudos musicais na Bélgica com L. Souroujon.

Ao mesmo tempo estudou em 1994-1995 com H. Krebbers. A seguir foi aluno de I. Oistrakh no conservatório de Bruxelas onde acabou a prova de violino em Junho de ’98 com grande distinção.

Estudou também no Conservatório de Roterdão com I. Grubert e J.J. Kantorow (a mais alta distinção Bachelor e Master) e na « Scuola di musica di Fiesole » em Italia no curso « Experimental violintraining course for young concertperformers » (P. Vernikov) e « Preparation for international Violin competitions ».

Em Maio de 2005, obteve na « Indiana University » em Bloomington, Indiana (Estados Unidas da América) o « Artist Diploma » (Diploma mais alto nos Estados Unidos da América para músicos) . Aperfeiçoou-se junto da pedagogo russo Nelli Shkolnikova. Escolhido com mais um colega violinista no meio de 250 outros violinistas da escola, teve a oportunidade de tocar para Lorin Maazel cuja reacção  foi « you are a marvelous violinist and a very fine artist ».

Durante os seus estudos obteve várias bolsas entre outras :

-          Dexia Bank

-          Fondation Belge de la Vocation

-          Indiana University

-          Vlaamse Gemeenschap

-          Belgian American Educational Foundation

Participou em vários concursos :

-          1° Prémio Jong Talent 1988, Bruxelas

-          1° Prémio Jong Tenuto, 1988 e 1989 em Aalst

-          1° Prémio De Beriot, 1989, Bruxelas

-          Meio finalista no concurso Jeunes Solist, transmitido pela

RTBF, 1989

-          Prémio do melhor meio finalista no Concurso Mozart Internacional,

1991, Bruxelas

-          1° Prémio com o pianista Nicolas Callot van de ROM-Concurso

Música de Câmara, 1995, Gent

-          2° Prémio do concurso de violino internacional Herman

Krebbers, Maastricht, mei 1995

-          1° Prémio Charles de Beriot, última categória (até 25 anos),

Junho de 1996

-          1° Prémio Prémio Jovens – RDP na última categoria com o concerto

de Brahms, Julho de 1996, Portugal

-          A propósito do concerto dos laureados foi lhe atribuido o prémio

Maestro Silva Pereira pela sua interpretação do concerto de Brahms com a Orquestra sinfónica de Portugal, Setembro de 1996

-          1° Prémio (com 98%) no concurso internacional do Gemeentekrediet, novembro de 1996.  No concerto dos laureados tocou o concerto para violino de Brahms com a Orquestra Nacional da Bélgica.

-          3° Prémio e o Prémio da interpretação do trabalho imposto no concurso internacional de violino (sem limite de idade) Julio Cardona 1997, Portugal.

-          O laureado mais novo da Fundação Belga da Vocação, Abril 1998.

-          Meio finalista no concurso de violino internacional Tibor Varga em Sion (Suiça) Agosto de 1998.

-          Finalista no Concurso Internacional Vieuxtemps, Verviers, Outubro de 1998.

-          Finalista laureado do concurso internacional de violino P. Lantier, Paris 1999.

-     Finalista do concurso internacional Brahms (sem limite de idade),

Agosto de 1999, Austria.

-          3° Prémio e Prémio do Júri do concurso internacional de Covilhã 2001, Portugal.

-           Laureado do « Belgian Foundation for young solists », Outubro de 2001.

-          Finalista do concurso internacional « Maasmond » em Roterdão 2002.

-          Meio finalista no célebre concurso internacional de música de câmara em Firenze, Prémio Vittorio Gui, Dezembro de 2002.

Eliot deu vários concertos no país e no estrangeiro (França, Espanha, Portugal, Alemanhã, Países-Baixos, Bulgária, Rómenia, Andorra, Suiça, Italia e Estados Unidos de América) e participou em vários festivais e tocou em salas conhecidas entre outras de Singel, a sala Eslisabeth (Antuérpia, Bozar (Bruxelas) , Dias de Musica (Lisboa), Festival de Flandres, Ars Musica, Théatre Varietés (Paris), Théatre Sebastopol (Lilles), Festival de Valónia, Festival de Bretanha, Festival Roussel, Centro Cultural de Belém (Lisboa) , Bruges 2002 Cidade da Cultura  do Festival Europeia, de Doelen (Roterdão), Concertgebouw Amesterdão, Concertgebouw Tilburg, Jeunnesses Musicales, Jeugd en Muziek, para a Televisão Portuguesa e radio, para Canvas, Klara, RTBF, Musique 3…

Eliot tocou como solista entre outras com o Lisbon Metropolitan Orquestra, Orquestra Sinfónica de Sófia, Orquestra de Câmara da Valónia, Orquestra Juvenil de Covilhã, Orquestra Sinfónica de Porto, Euregio Orquestra, Orquestra Sinfónica Flamenga, Orquestra Nacional da Bélgica, Orquestra Sinfónica da Madeira, Orquestra Sinfónica de Lovaina, Orquestra Sinfónica de Bonn, Juventude e Música de Antuérpia, Orquestra Juvenil de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Filarmónica Real de Flandres, Middle Tennesee Symphony, orquestre do Minho, …

Eliot é concertino do orcquestra de Minho e foi concertino do Rotterdam Young Philharmonic, Prima la Musica e de Symphony Orchestra Indiana University.

Como músico de Câmara o Eliot é membro do Hermes Ensemble, Enigma e Josef Jongen. Eliot constitui um duo permanente com a sua irmã pianista, Jill e David Cohen (solo cello da Orquestra Filarmonica em Londres). Eliot gravou vários CD para labels come Cypres, Fuga Libera, Festival Roussel, Brilliant Classics... . Excelentes críticas nas revistas, tais como: Diapason, Crescendo, The Strad, Le Monde de Musique, Le Soir..

Eliot é convidado regularmente como professor em Masterclasses na Bélgica, em Portugal, na Itália, no Luxemburgo, em França e nos Estados Unidos da América.

Desde Setembro de 2006, é professor no Conservatório de Amsterdão e desde 2008 é professor na universidade do Minho.