Jiří Hudec - Contrabaixo

Jiří Hudec Double BassJiří Hudec nasceu em Brno em 1953 e aí estudou, no Conservatório, sob a orientação de Julius Vetruba. Em 1977 diplomou-se pela Academia Janacek de Música e Artes, ingressando depois na Orquestra Filarmónica Checa.

Obteve sucesso em diversas competições internacionais, nomeadamente na Markneukirchen – finalista em 1975 e segundo prémio em 1977 –, na ARD Munique – terceiro prémio no mesmo ano – e na Competição Internacional de Contrabaixo da Ilha de Man – primeiro prémio em 1978. Este prémio conduziu a um recital a solo no Wigmore Hall de Londres e à estreia mundial de um concerto escrito para ele por Richard Rodney Bennett, com a Orquestra de Câmara de Inglaterra, sob a direção de Michael Tilson Thomas, no Queen Elizabeth Hall.

Jiří Hudec é, atualmente, contrabaixista principal da Orquestra Filarmónica Checa, funções em que sucedeu a František Pošta  e Zdenek Benda  em 1990. Desde 1980, Jiri Hudec é membro da Academia de Música e Artes de Praga e, em 2001, ingressou também no Royal Northern College of Music, em Manchester. Em reconhecimento da sua atividade docente, foi-lhe atribuída a Fellowship of the Royal Northern College.

Jiri Hudec lecionou masterclasses no Japão, Inglaterra, Alemanha, Escócia, China e  Áustria, tendo desempenhado também funções de membro de júri em diversas competições internacionais. Tem como discípulos nomes como BožoParadžik, Petr Ries, Roman Koudelka, Ondrej Balcar, Rastislav Sokol, Burak Marlali e Gijorgi Cincievski, que desempenham funções de destaque em diversas orquestras europeias.