Nélia Gonçalves - Mezzo Soprano

Nélia Gonçalves - Mezzo Soprano

Nélia Gonçalves é natural de Pombal. Estudou no Conservatório de Música de Coimbra entre 2001 e 2008 onde terminou a classe de canto com a professora Joaquina Ly. Em 2011 terminou a licenciatura em performance (vertente Canto) na Universidade de Aveiro, na Classe de Canto do professor António Salgado, na qual obteve distinção com  o Prémio Cidade de Aveiro e, em 2013 concluiu o Mestrado em Ensino de Música (vertente Canto) na mesma instituição.

Faz regularmente cursos de aperfeiçoamento vocal, tendo já trabalhado com Claire Vangelisti, Susan Waters, Laura Sarti, Brian Gill, Pierre Mak, Elisabete Matos, João Paulo Santos, Kathryn Harries, Mark Shanahan e Della Jones. Com o apoio da Fundação Gulbenkian tem participado em vários workshops ENOA (European Network of Opera Academies), alguns dos quais orientados por Claudio Desderi, Sergei Leiferkus e Larissa Diadkova.

Como solista interpretou Liebeslieder de Johannes Brahms, bem como no domínio da oratória Missa Brevis em rém KV65 de Mozart, Te Deum de Charpentier, Missa de Santa Joana de David Perez, Dixit Dominus de Handel, Laudate Dominum de Lalande, Oratorio de Noel (p.12) de Saint-Saens, Messias de Handel, Te Deum de Marcos Portugal, Oratorio de Natal de Bach, Te Deum de António Teixeira,  Mass in A flat (D678) de, Franz Schubert, Cantata BWV 147 sob a direcção de diversos maestros entre os quais Vasco Negreiros, Fernando Miguel Jalôto, António Vassalo Lourenço, Laurence Cummings, Luís Carvalho, Brian MacKay, João Paulo Janeiro e Nuno Côrte Real.

Participou em diversas óperas como Dido e Eneas, de Henry Purcell  (2002), Vénus e Adónis de John Blow, como Cupido (2007) e Amor de Perdição de João de Arroyo (2009), Il Signor Bruschino de Rossini, como Marianna. Recentemente integrou o elenco de “Dialogue des Carmelites” no Teatro Nacional de São Carlos e, inserido no Festival Darcos em Torres Vedras, interpretou Hansel na opera “Hansel & Gretel” de Humperdink (versão portuguesa de Alexandre Delgado).

Ao nível coral, conta já com a participação em diversos coros, tendo sido membro do coro feminino Vox Aetherea (2002-2008) dirigido pelo maestro Alberto Medina de Seiça. Em 2013 integrou o projecto Tenso Europe Chamber Choir sob orientação do maestro Kaspars Putnins. Integra o Coro da Casa da Música como coralista principal, onde trabalhou já com maestros como Paul Hillier, James Wood, Simon Carrington, Andrew Bizants, Kaspars Putnins, Laurence Cummings, Christoph König, Andrew Parrott e Peter Rundel.

Actualmente lecciona Canto na Escola Diocesana de Música Sacra, na Academia Norton de Matos em Coimbra, nos Conservatórios de Música de Castelo Branco e Covilhã. É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.