Holst Singers
Coro convidado 2026
O Holst Singers é um dos coros mais prestigiados do Reino Unido, descrito pela BBC como “um coro de destaque no palco internacional”. Com o apoio do seu Diretor Musical, Stephen Layton, o coro desenvolveu o seu interesse em explorar obras novas e negligenciadas, bem como o repertório coral central. Em concerto, o coro é conhecido pelas suas interpretações dramáticas e envolventes, descritas pelo The Times como “uma experiência de concerto interativa no seu ponto mais revelador”.
Os lançamentos em CD incluem A Ceremony of Carols & Saint Nicholas, de Britten, com Allan Clayton, a City of London Sinfonia e o coro do Trinity College, Cambridge; e ‘Ikon II’, a sequela de ‘Ikon’, um disco que rapidamente se tornou um clássico de culto e um best-seller. ‘Ikon II’ reuniu uma seleção de obras-primas corais russas, num disco descrito pela BBC Radio 3 Record Review como “impecável… tão, tão bem concebido” – e Jeremy Summerly, crítico convidado, comentou sobre o “som fenomenal” do coro.
Outras gravações notáveis incluem Veljo Tormis (Hyperion); The Tavener Collection (Decca) – que seguiu as interpretações aclamadas pela crítica, das quais o The Times comentou: “Não creio que venha a ouvir este ano um canto mais emocionante”; o Choir Concerto de Schnittke (Hyperion); Ikon – incluindo música de Pärt, Sviridov, Gorecki e Tchaikovsky; Vésperas de Grechaninov; e Over Hill, Over Dale – arranjos de Vaughan Williams de canções de Shakespeare e músicas folclóricas inglesas (todos Hyperion).
O ponto alto das tournées dos últimos cinco anos foi a recriação, na Catedral de Nidaros, em Trondheim, de The Veil of the Temple, de John Tavener. Concertos realizados em solo britânico no mesmo período incluíram programas da Europa Oriental e da Rússia, a missa de Frank Martin para coro duplo, uma celebração de Palestrina, Victoria, Allegri e Lobo, uma combinação dramática de Byrd e Bruckner, interpretações definitivas dos oratórios de Handel, espetáculos esgotados de Rachmaninoff – All-night Vigil (‘Vespers’) – e, claro, obras corais de Holst (mais recentemente o Nunc Dimittis, The Evening Watch e a seleção de Hinos Corais do Rig Veda).